O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21), a atualização do cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A divulgação dos resultados final foi reagendada para 11 de fevereiro de 2025. A mudança ocorreu em função de uma decisão judicial que reintegrou 32.260 candidatos eliminados na fase de correção das provas discursivas, as atualizações serão publicadas na página oficial do certame.
A decisão de adiamento ocorre em meio a um contexto jurídico. No início de novembro, a Justiça Federal do Tocantins determinou a reversão da eliminação de candidatos que preencheram incorretamente o cartão de respostas da prova. A medida atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que argumentou que orientações equivocadas dos fiscais influenciaram os candidatos.
O acordo evitou a eliminação dos candidatos que deixaram de marcar o gabarito ou a frase no cartão de resposta. A regra está contida no item 9, letra "f", do caderno de provas, diante da possibilidade de se identificar o tipo de prova por outros critérios.
O tratado também garante a correção, em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência, das provas discursivas e redações de candidatos concorrendo a vagas reservadas para negros que atingiram a nota mínima.