Sábado, 07 de Dezembro de 2024
23°C 33°C
Anísio de Abreu, PI

Trabalhadores da coleta de lixo iniciam greve nesta sexta-feira (22) em Teresina

Trabalhadores da coleta de lixo de Teresina decidiram que vão deflagrar greve por tempo indeterminado com previsão de início nesta sexta-feira (22).

19/11/2024 às 12h46
Por: Anisiense Fonte: C.V
Compartilhe:
Trabalhadores da coleta de lixo iniciam greve nesta sexta-feira (22) em Teresina

Trabalhadores da coleta de lixo de Teresina decidiram que vão deflagrar greve por tempo indeterminado com previsão de início nesta sexta-feira (22). Após reunião na sede do Sindicato dos Empregadores de Empresa de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep) a categoria optou pela deflagração do movimento grevista devido a reivindicações que, segundo os trabalhadores, não foram atendidas pela empresa responsável pela contratação dos coletores. 

Cidadeverde.com entrou em contato com a Semduh e busca contato com a empresa Aurora. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

“O não pagamento das horas extras, o não pagamento das insalubridades, e a falta do pagamento retroativo das insalubridades. A empresa apresentou uma contraproposta, apresentamos para categoria e mesmo assim não concordou. Se até lá a empresa pagar, a gente suspende. A categoria também está em total descontento, até pelos vários prazos que foram apresentados e não foram cumpridos”, afirma Jonatas Miranda, presidente do sindicato.

Ao Cidadeverde.com, Jonatas Miranda detalhou que a reivindicação passa pela necessidade de pagamento pela empresa de três meses de insalubridade, que vai de 7 de agosto ao momento atual, pagamento das horas extras que não foram pagas de forma integral, além do depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O presidente do sindicato declarou que na segunda-feira (18) a empresa apresentou uma contraproposta que incluia o comprometimento em não fazer o balanço entre horas extras e horas negativas, não aplicar o banco de horas, do coletor e motorista, como também dos colaboradores de serviços de remoção e para os demais colaboradores da zeladoria receberam as horas extras trabalhadas; pagamento de 20% da insalubridade a partir do momento da assinatura da ata conciliatória, entre outros pontos. A contraproposta não foi aceita pela categoria.

Caso o movimento de greve se cumpra, 1.800 trabalhadores devem paralisar na sexta-feira (22) segundo informou o sindicato. Com isso,o trabalho de coleta de lixo deve ser afetado em toda a capital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias