Um cabo da Polícia Militar do Piauí, Francisco Mesquita Neto, de 32 anos, que havia sido preso por ajudar dois acusados de assaltos a fugirem da cidade de Alto Longá, região Metropolitana de Teresina, ainda na noite dessa segunda-feira (11), foi solto nesta terça-feira (12) em audiência de custódia.
A informação foi confirmada pela reportagem do Meio News, com exclusividade, junto ao coronel Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PMPI.
Apesar de ter sido colocado em liberdade, o cabo da Polícia Militar deve responder às acusações que continuam sendo apuradas na Polícia Civil por meio do inquérito policial que foi instaurado. Além disso, na esfera militar, ele foi afastado das funções durante as investigações no âmbito do procedimento administrativo disciplinar, que determinará a permanência ou não do praça nas fileiras da corporação (Veja a nota da PM na íntegra abaixo).
Segundo a Polícia Militar, o adulto Francisco Hélio de Sousa Lima em concurso com um adolescente praticou o roubo da motocicleta de uma mulher na tarde dessa segunda-feira, na cidade de Alto Longá. Na sequência, a vítima denunciou e os policiais deram início à diligências para localizar e prender os autores do roubo.
Foi então que a viatura da PM se deparou com os acusados, que abriram fogo contra a viatura e tentaram empreender fuga, mas acabaram abandonando a motocicleta, deixando para trás um revólver calibre .38 e enveredando para uma região de matagal. Os policiais deram início à incursões na região de mata, até que receberam informe que os dois teriam entrado em um carro Chevrolet Prisma, conduzido por uma terceira pessoa.
Algumas horas depois, os policiais conseguiram interceptar um carro do modelo denunciado e, para a surpresa deles, o condutor do veículo era o cabo da PM-PI, Francisco Mesquita Neto, também conhecido como Kity.
Os dois adultos foram presos e o menor de idade apreendido pela Polícia Militar. Uma arma de fogo municiada, duas motocicletas e um celular foram apreendidos. Os três envolvidos e os itens apreendidos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina.
Os adultos foram autuados por roubo com emprego de arma de fogo, associação criminosa e corrupção de menores.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Polícia Militar do Piauí informa que tomou conhecimento do caso e que já está em contato com a Polícia Civil, por tratar-se de crime na esfera comum.
No âmbito militar, a instituição, por meio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar, solicitará cópias dos autos do inquérito policial a fim de instaurar Processo Administrativo Disciplinar apropriado, o qual determinará a permanência ou não do praça nas fileiras da corporação.
A Polícia Militar informa ainda que o policial será afastado das suas funções durante as investigações.
Teresina, 12 de novembro de 2024.