A professora Nadir do Nascimento Nogueira foi nomeada reitora da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Ela é a primeira mulher eleita para o cargo na Ufpi.
Nadir Nogueira deve assumir a reitoria a partir do dia 21 de novembro de 2024 para cumprir mandato de quatro anos.
O decreto de nomeação, de 5 de novembro de 2024, está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6).
A publicação é assinada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
A professora Nadir Nogueira já foi vice-reitora da UFPI por dois mandatos, pró-reitora de Assistência Estudantil e Comunitária, coordenadora de Ciência e Tecnologia, vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde e coordenadora do mestrado em Ciências da Saúde (CCS).
ELEIÇÃO
A professora Nadir Nogueira venceu as eleições para a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com 48,30% dos votos no pleito que aconteceu em maio de 2024. O vice-reitor é Edmilson Miranda.
Nas eleições em maio de 2024, a candidata da chapa 02, encabeçada pela professora Nadir e o vice-reitor Edmilson Miranda, obteve 6.647 votos válidos da comunidade acadêmica. Em segundo lugar ficou Lívia Nery, da chapa 1, com 3.228 votos e Flávia Lorene, da chapa 3, com 16,84%, em terceiro lugar.
Depois, uma nova lista tríplice foi formada em novembro de 2024. Os nomes das professoras Lívia Nery e Flávia Lorenne, que disputaram a Consulta Universitária, no dia 15 de maio, não apareceram entre os inscritos.
Com a desistência delas, os novos nomes para fechar a lista tríplice foram: Jacqueline Lima Dourado (reitoria) e Carla Verônica Rodarte de Moura (vice); Marcos Antonio Tavares Lira (reitoria) e Waleska Ferreira de Albuquerque (vice).
Desta forma, os três nomes foram submetidos ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a escolha do novo reitor. As duas novas chapas declararam apoio a Nadir Nogueira publicamente.