A 7ª edição da Operação Hircus, realizada no Piauí entre 29 de outubro e 2 de novembro, resultou na apreensão de cerca de 163 veículos. A operação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Civil em 12 municípios, incluindo Cocal, Luzilândia, União, Teresina e Araioses, no Maranhão.
A ação teve como objetivo combater fraudes veiculares, roubos, furtos e a venda de veículos irregulares. O superintendente da PRF, Fabrício Loiola, expressou surpresa com o número de veículos recuperados em apenas cinco dias de trabalho intenso. "Foram 163 veículos recuperados, especialmente na região Norte do estado, permitindo que fossem devolvidos aos seus verdadeiros proprietários", afirmou.
As equipes da PRF realizaram fiscalizações em abordagens de trânsito e também em veículos estacionados. "Esse trabalho não é comum para a PRF, pois atuamos em regiões fora das rodovias federais. Estamos atentos a veículos que podem ser objetos de roubo ou furto, especialmente aqueles que tiveram os sinais identificadores adulterados", explicou Loiola.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, foram registrados 6.203 veículos roubados ou furtados no Piauí, o que resulta em uma taxa de 429,7 por 100 mil veículos, uma das mais altas do Brasil. Em 2024, a PRF já recuperou 255 veículos no estado, com muitas pessoas não sabendo que estavam com veículos roubados.
A PRF destacou que as ações de combate a fraudes veiculares são essenciais para coibir a circulação de veículos furtados ou com indícios de adulteração.