A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) emitiu uma nota de esclarecimento nesta quinta-feira (17) após a repercussão da participação de Tertuliana Lustosa, natural de Corrente-PI, em um evento acadêmico onde se debatia dissidências de gênero. Segundo a organização do evento, Tertuliana foi convidada para compartilhar sua pesquisa e vivência artística, incluindo uma performance musical. Em determinado momento, a piauiense sobe em uma cadeira e inicia uma performance erótica, expondo regiões íntimas do corpo.
Graduada em História da Arte pela UERJ e mestranda na UFBA, Tertuliana também possui uma página de conteúdo adulto, o que gerou debate após sua performance. Em resposta, a UFMA reforçou seu compromisso com a pluralidade de ideias, afirmando que, embora a liberdade de expressão seja um pilar fundamental da academia, é necessário garantir um ambiente harmônico e respeitoso para toda a comunidade. A universidade informou ainda que está averiguando a situação e tomará as providências necessárias após ouvir todas as partes envolvidas.
CONFIRA A NOTA DA UFMA
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) emitiu nota de esclarecimento, nessa quinta-feira (17). Para o instituto, o local é espaço para imprimir pluralidade de ideias, mas que há de se “manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade”.
“Como sabido, a Universidade é um espaço plural e de diálogos, dedicado ao conhecimento, à diversidade de ideias e ao respeito mútuo. Por isso entendemos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da academia, mas também ressaltamos a importância de se manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade”, consta em trecho da nota.
Em seguida, a UFMA informou que está averiguando a situação e que tomará as providências cabíveis, após ouvir as várias vozes envolvidas na história.