O Tribunal Regional Eleitoral realizou uma reunião, junto ao Exército Brasileiro, e uma coletiva à imprensa nesta sexta-feira (04/10), com o objetivo de informar a garantia da segurança neste pleito eleitoral. Tropas e viaturas foram enviadas para cerca de 172 municípios do estado do Piauí.
Presidente do TRE, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, também falou sobre esse reforço. ‘No dia da eleição, no próximo domingo, o'dia da democracia’, o eleitor não pode ser assediado. Ele deve ter a liberdade de escolher, de acordo com a sua consciência, o melhor candidato à prefeitura. A Polícia Militar, a Polícia Federal, o Exército Brasileiro, e todos os órgãos competentes estarão envolvidos para garantir essa liberdade, assegurando que o eleitor vote de maneira livre e consciente, contribuindo para o fortalecimento da democracia brasileira”, concluiu.
General Medeiros relatou quais ações serão realizadas. “O Exército Brasileiro veio ao estado do Piauí a pedido do Tribunal Regional Eleitoral, saíram de Recife com cerca de 3 mil homens e aproximadamente 200 viaturas. Estamos aqui para apoiar 172 municípios, o que abrange cerca de 53 zonas eleitorais e mais de 2 mil locais de votação”, informou.
No próximo domingo, teremos a grande festa da democracia, quando os cidadãos brasileiros terão a oportunidade de escolher seus candidatos. Nós estaremos aqui, integrados à sociedade e às instituições, trabalhando em prol da democracia. Todos os procedimentos já estão padronizados, com regras de engajamento claras sobre como agir e a quem se dirigir. Geralmente, quando um elemento é retirado do local, ele é levado perante um juiz, que tomará a decisão final.