Vídeos que circulam nas redes sociais levantam suspeitas de compra de votos durante um evento promovido pela vereadora Pollyanna Rocha (PT) na noite de segunda-feira (16), no Parque São João, Zona Sul de Teresina. Nas imagens, eleitores aparecem segurando papéis numerados, sugerindo a realização de um sorteio. Além disso, membros da equipe da vereadora são vistos entrando no local com ventiladores novos ainda nas caixas, que seriam distribuídos aos presentes por meio de sorteios. Em outra gravação, é possível ver a compra de ventiladores semelhantes aos que foram utilizados no evento.
O evento foi organizado por Adolfo Pablo Menescal Mourão, que, de acordo com o Departamento de Roubo e Furto de Veículos, é acusado de envolvimento em desmanche de veículos e tráfico de drogas, além de cumprir medidas cautelares por agressão doméstica. Mourão é o homem que aparece nos vídeos conduzindo o sorteio dos ventiladores e comprando os itens que seriam distribuídos aos eleitores. Essa prática pode configurar crime de compra de votos, o que é passível de cassação de mandato e multa de até R$ 230 mil.
A Justiça Eleitoral deverá investigar o caso, analisando as gravações e depoimentos para verificar se houve irregularidades. Pollyanna Rocha faz parte da base de apoio do deputado Fábio Novo, que também esteve presente no evento e pode ser implicado no caso. Se comprovada a infração, ambos podem enfrentar sanções legais que podem impactar suas carreiras políticas. (Da Redação)