A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria da Assistência Social (Sasc) promovem, nesta terça (30) e quarta-feira (31), ações de cidadania com o Ônibus Lilás em Oeiras, onde visitarão os Quilombos Canadá Corrente, Cantinho Corrente, Queiroz e Canto Fazenda Frade. Essas atividades fazem parte do projeto “Esperanças e Zabelês”, uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da parceria da SSP, Sasc e Sempi, visa fortalecer a política de igualdade racial, enfrentar a violência contra as mulheres e combater o racismo estrutural e institucional.
O objetivo do projeto é dialogar com diversas comunidades, oferecendo serviços estaduais e municipais que visam integrar políticas voltadas para as mulheres. Entre os serviços prestados estão informações sobre a Lei Maria da Penha, registro de boletins de ocorrência (B.O.), emissão de novo RG, orientações jurídicas e psicológicas, além de outros serviços essenciais. A iniciativa também tem em vista eliminar o preconceito na sociedade e abordar as diversas formas de violência que afetam principalmente a juventude nas comunidades quilombolas e nos municípios.
As ações do Ônibus Lilás em Oeiras marcam o encerramento das atividades do Julho das Pretas, um mês dedicado a discutir a luta contra o racismo e a violência que impacta diretamente a vida das mulheres negras. No mês de julho, há ações realizadas por órgãos estaduais e sociedade civil em alusão ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha, celebrado em 25 de julho, e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela.
As atividades do Ônibus Lilás em parceria com o projeto “Esperanças e Zabelês” começaram em 2 de julho no Quilombo Brejo Grande, município de Regeneração, disponibilizando serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura. Em 6 de julho, as ações ocorreram em Teresina, no Barracão do Parque Vitória, onde mulheres tiveram acesso a palestras sobre prevenção à violência doméstica, conhecendo os principais direitos garantidos pela Lei Maria da Penha.